- (11) 2610-9674
- vendas@pontoverdeloja.com.br
Quando a insolação não for suficiente para o aquecimento da água, o sistema de apoio elétrico ou a gás deve ser acionado. Se você adquirir o Controlador Eletrônico, pode programar o horário que deseja água quente para o seu banho com toda comodidade e economia: o controlador só aciona o sistema de apoio quando realmente necessário e de forma automática: não é preciso ligá-lo manualmente.
Com o uso do aquecedor solar, a temperatura da água dependerá de fatores como região, tecnologia, equipamento instalado e condições climáticas. A temperatura máxima pode chegar a 90 °C. De forma geral, a temperatura produzida pelo sistema solar estará acima da ideal para uso, sendo necessário o uso de misturadores de água fria para obter a temperatura desejada.
Os reservatórios térmicos foram projetados para oferecer os menores índices de perda de energia, garantindo água quente por muito mais tempo, mesmo em períodos noturnos. Se necessário, a temperatura poderá ser complementada através do sistema auxiliar elétrico.
O sistema auxiliar padrão possui uma resistência elétrica de potência reduzida, que varia de 1,5 kW a 3,5 kW. Em função disso, estima-se que o consumo será de no máximo 3,5 kW por hora.
Sim, pode ser feita a instalação de mais coletores se houver espaço disponível no telhado. Neste caso, o aquecimento ocorrerá com uma velocidade maior e elevará a temperatura da água. Pode ser uma boa alternativa em dias mais frios, quando a incidência solar seja insuficiente ou quando houver maior demanda de água quente. Sempre é possível, depois de feito o dimensionamento inicial, programar a inclusão de novos coletores ou reservatórios. Para mais informações, entre em contato conosco por email ou telefone (11) 2610-9674.
Recomenda-se a ampliação da área de coletores solares para compensar as possíveis perdas. A Ponto verde possui profissionais especializados no dimensionamento do sistema de aquecimento solar. Entre em contato conosco que ofereceremos a melhor solução para o seu caso.
Considerando um consumo mensal de cerca de 220 kWh/mês (média da região sudeste por residência), estima-se que a recuperação da quantia investida acontecerá entre 24 e 36 meses após a compra.
A vida útil estimada dos aquecedores solares é de 20 anos.
Sim, porém vale lembrar que para evitar excessivo aumento no consumo de energia é importante utilizá-lo na posição “verão” (desligado). O mais indicado seria o uso de chuveiros inteligentes, com controles digitais de temperatura, que evitam o desperdício, utilizando somente a energia necessária para complementar o aquecimento da água.
Para manter a eficiência dos coletores solares, é necessário limpar os vidros ao menos duas vezes ao ano. Recomenda-se fazer a limpeza nos meses de abril e julho (época de menor radiação solar). O ideal é lavá-los com água e sabão neutro, sempre no começo da manhã para evitar choque térmico e, consequentemente, a quebra do vidro.
O que pode ocorrer em dias de geada em regiões onde há ocorrência de geadas, a água que está dentro dos coletores pode congelar, provocando a quebra do equipamento. Pensando nisso, a Ponto Verde conta com sistemas de aquecimento solar com garantia total contra congelamento, para que você não se preocupe com um possível congelamento dos equipamentos.
A Ponto Verde possui os coletores solares para piscina que foram projetados para atingir sua máxima eficiência em altas vazões de água e temperaturas pouco superiores à ambiente (26 °C ~ 32 °C), condição padrão para conforto em piscinas.
O aquecedor solar é projetado para o aquecimento direto da água e não é capaz de gerar energia elétrica. A tecnologia que utiliza o Sol para gerar energia elétrica é conhecida com fotovoltaica.
Para evitar que um possível vazamento provoque infiltrações na laje. A base com sistema de escoamento direcionará a água do vazamento para um local apropriado.
Sim, isso é normal. A água que se forma ao redor da bomba de calor é gerada pelo processo de condensação que ocorre no interior do equipamento. Se só uso a piscina no sábado e domingo, é mais econômico deixar a bomba de calor ligada ao longo da semana ou ligar somente antes do uso da piscina? Mantendo a piscina pré-aquecida durante a semana e apenas aumentando a temperatura no final de semana, há uma significativa economia de energia, pois o trabalho exigido do equipamento será menor.
Para evitar a perda térmica para o ambiente, o que reduz a temperatura da piscina.
A cada seis meses, o reservatório térmico deve ser drenado para eliminar as impurezas provenientes da água.
O ânodo ou ânodo de sacrifício é uma peça que auxilia na conservação de seu reservatório. Sua função é evitar a corrosão no interior do reservatório térmico, sendo corroído no lugar dele. Verifique o estado do ânodo a cada seis meses e troque-o se estiver corroído.
Sim. Você pode optar por um aquecedor a gás de passagem para completar o aquecimento da água nos dias frios ou de baixa insolação.
Além de ser um excelente condutor de calor, o tubo de cobre suporta elevadas temperaturas de água e pressão, até mesmo a água em estado de ebulição. Assim, ele oferece mais resistência ao rompimento e previne vazamentos de água.